Se pudéssemos recuar vários séculos no tempo, chamaríamos a rota entre San Facundo e Poibueno de "dos mosteiros", porque nos vales escondidos que separam as duas cidades surgiram comunidades de religiosos na época medieval. Nada resta do mosteiro de San Facundo (século X) e poucos são os restos do de Poibueno (século XII). Como sempre, os monges escolheram um local perfeito para encontrar a tão esperada paz de espírito.
O percurso que nos é apresentado é de uma beleza extraordinária. Percorre o percurso do curso de água que conforma este vale, que nos surpreenderá depois da albufeira, com pequenas cascatas que em muitas zonas permanecem virgens. O veado, o javali, a águia e a lontra são apenas algumas das espécies que se podem descobrir entre a exuberante vegetação que protege o caminhante do calor mesmo em pleno verão. 500 metros antes de chegar a Poibueno, o Pozo de las Hoyas oferece um espetáculo natural único com a água como protagonista.
No caminho de volta a San Facundo, podemos desfrutar da tranquilidade e da beleza da cidade e se o tempo estiver bom, podemos descansar em paz na novíssima piscina fluvial pública da cidade.